Artigos do Wikipedia foram reescritos desde computadores da CIA e do FBI.
O programa informático WikiScanner, elaborado pelo norte-americano Virgil Griffith do Instituto de Santa Fé para scanear Internet, revelou que vários artigos inseridos na enciclopédia livre Wikipedia foram reescritos desde computadores instalados na CIA e no FBI. Pois o programa scaner de Griffith é capaz de determinar os computadores, desde os quais foram feitas modificações aos artigos do Wikipedia. Percebeu, por exemplo que os artigos sobre a guerra no Iraque e a prisão norte-americana de Guantanamo haviam sido reescritos de computadores da CIA e do FBI.
Dos computadores da CIA também foram editados os artigos sobre a invasão norte-americana ao Iraque em 2003. Aos olhos de especialistas, tais ações geram um “conflito de interesses”.
Entre outros artigos modificados, vale mencionar o artigo sobre o ex-diretor da CIA, Willian Colby. De um computador da própria CIA foram modificados dados sobre sua carreira profissional.
“ Essas ações contradizem as normas de neutralidade estabelecidas no Wikipedia, segundo as quais nenhuma pessoa que tenha a ver com o artigo publicado tem o direito de modificar-lo”, comentou a jornalistas a porta-voz do Wikipedia, Sandy Ordoñez.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário